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Sua empresa está pronta para uma mudança de mercado?

Seja qual for o mercado de atuação da sua empresa, é certo que os desafios vão aparecer a cada momento, gerando dor de cabeça para os gestores. Todos nós gostaríamos de encontrar apenas estabilidade no mundo corporativo, com mercados seguros, previsíveis e prósperos. Mas isso é um cenário impossível, e está cada vez mais difícil enfrentar os sobressaltos no mundo dos negócios, por menor que eles sejam.

As mudanças de mercado são os pontos de maior atenção das companhias pois são essencialmente fatores de ameça ao desenvolvimento do negócio. O avanço da tecnologia, cada vez mais acelerado, é um exemplo das mudanças atuais que forçam as empresas a se atualizarem e se manterem competitivas em seus segmentos.

Neste post vamos dar algumas ideias de como conseguir acompanhar e estar à frente das transformações do mercado e, ao mesmo tempo, gerar mais desempenho e resultados para sua  empresa. É só ler até o final!… Boa leitura!

Gestão otimizada

Um dos pontos vitais para uma organização superar uma mudança de mercado é otimizar a gestão no sentido estratégico. As decisões devem ser tomadas com segurança, baseadas em dados e informações que compõe uma Inteligência Competitiva. Com isso o gestor poderá conduzir a empresa a um nível seguro de estabilidade mercadológica.

Mesmo em problemas modernos e situações atuais alguns conceitos clássicos podem ajudar bastante sua empresa a vencer os desafios de uma possível mudança de mercado.

  • Negociação com fornecedores
  • Barganha da clientela
  • Ameaça de produtos substitutos
  • Entrada de novos concorrentes
  • Rivalidade dos concorrentes atuais

Caso você não se lembre, esses aspectos acima se referem à teoria das ‘Cinco Forças de Porter’, e a análise deles na sua gestão pode ajudar bastante no planejamento de marketing e garantir um desempenho bem satisfatório para sua empresa em qualquer mercado. Além disso, tendo esses cinco pontos sempre em vista você estará preparado para possíveis situações de risco quanto ao negócio.

Visão estratégica

Já deve parecer obvio que nos dias atuais os empresários devem avaliar a situação, o mercado e suas próprias estratégias com muito mais frequência, em intervalos mais curtos de tempo. Mas como fazer isso e ainda tentar estar um passo a frente para ter vantagem competitiva?…Ainda não temos uma ‘bola de cristal’, mas temos o gráfico de SWOT que, quando bem realizado, pode lhe trazer uma análise bem clara dos possíveis cenários futuros.

Com ferramenta SWOT os gestores poderão relacionar pontos fortes (Strengths) e os fracos (Weaknesses) do ambiente interno, além das oportunidades (Opportunities) e das ameaças (Threats) do contexto externo. Tendo esse quadro geral esquematizado, já é possível uma visão ampliada do cenário de negócio com o cruzamento das informações. Assim, a empresa pode traçar planos embasados e se preparar para mudanças e eventuais surpresas.

Recursos Humanos

Não adianta ter a teoria bem definida se na prática os conceitos não são aplicados. Neste ponto as estratégias dependem sobretudo da competência dos colaboradores na implantação. Treinamentos e ações de desenvolvimento pessoal para sua equipe é certamente o caminho para garantir que seu time esteja preparado para as fases de mudança de mercado.

A própria área de Gestão de Pessoas deve também estar atualizada e absolutamente comprometida com os objetivos estratégicos da empresa. Só assim ela será capaz de suprir as necessidades de recursos humanos para suportar os diferenciais da empresa em períodos mais difíceis de mudança.

Fluxos automatizados

A automatização de processos já é realidade até mesmo em empresas de médio e pequeno porte, conferindo resultados práticos não só aumentando a produtividade, como possibilitando a rápida alteração dos fluxos do atendimento. Numa eventual mudança de mercado é certamente mais fácil adaptar os processos via tecnologia do que mudar os padrões de trabalho dos colaboradores.

A tecnologia permite que os sistemas de automação e gestão sejam combinados em plataformas (softwares) conforme a necessidade de cada empresa ou segmento. Isso faz com que as organizações tenham um excelente nível de personalização dos fluxos e também a flexibilidade e agilidade necessárias nas fases de mudança. A empresa pode assim incrementar o trabalho e apresentar resultados em pouco tempo.

Mais tecnologia

Não tem como negar que o avanço da tecnologia é inevitável, não é mesmo?! Então você deve procurar estar atualizado das novidades tecnológicas do mercado, mesmo que sua empresa não consiga se modernizar de uma só vez.

Assim sendo, os invertimentos nestas soluções devem ser encarados como recursos necessários para melhorar os relacionamentos com os clientes e a dinâmica da organização. O resultado acaba sendo respostas mais rápidas e melhor adaptação às transformações do mercado.

Mas as empresas não precisam necessariamente investir em soluções próprias ou desenvolvimentos internos de tecnologia. Já é comprovado que nesse caminha elas não conseguem acompanhar a velocidade dos avanços e das mudanças que ocorrem hoje em dia. Contar com empresas especialistas em processos de atendimento e atualização tecnológica apresenta vantagens operacionais e financeiras, devido ao suporte e ao melhor custo-benefício.

Mensuração de resultados

Para não se perder nos planos e objetivos toda empresa precisa estar abastecida de informação. A mensuração de resultados é uma das principais fontes de informações estratégicas, uma vez que reflete o verdadeiro desempenho das ações da empresa. Os gestores precisam ter em mãos dados confiáveis dessas ações para analisar e tomar decisões, e se isso puder ser feito em tempo real a eficiência da gestão será ainda maior.

Mais uma vez vamos precisar da tecnologia para que esse processo dê certo. Através de soluções específicas de métricas e análise da satisfação do cliente as empresas podem ter uma visão mais ampla e clara do cenário e conseguem se adequar a um novo contexto nas mudanças de mercado. É obvio que esse trabalho será mais eficiente se a empresa puder contar com uma consultoria especializada não só no disgnóstico dos pontos vulneráveis, mas na implementação de ações necessárias.

E com você?!… qual o principal desafio você enfrenta em sua empresa relacionado às atuais mudanças do mercado? Conte pra nós nos comentários ou nas nossas redes sociais. Nós vamos responder com dicas para seu caso.

Obrigado por ler até aqui. Te espero o próximo post.